top of page

MÚSICA

       Nascido a 31 de Março de 1984, Antony desde cedo sentiu um forte fascínio pela música.

       Foi só no seu 18º aniversário que a sua mãe lhe ofereceu uma guitarra como presente. Aí começou a grande aventura!

       

       Começou por dar uns primeiros acordes sozinho e com a ajuda de amigos que também tocavam guitarra. Os anos foram passando, até que, em 2006, ouviu pela primeira vez o som da Gaita Transmontana. O fascínio foi tal que só descansou quando conseguiu encontrar alguém para lhe ensinar.

       

       Esse alguém foi Ricardo Coelho, gaiteiro de renome em Portugal, que lhe ensinou tudo quanto sabia. Agora são muito mais do que professor/aluno! São amigos, companheiros, camaradas, gaiteiros; Juntos criaram o projecto "MÍSCAROS" ao qual se juntaram, mais tarde, Tiago Soares, Patrícia Miranda, Alexandre Lima e Carmina Repas Gonçalves.

       Em 2009 foi convidado para dar aulas na "Terra Santa" da Gaita de Fole em Portugal, Miranda do Douro. Os responsáveis foram António André e Diana Caramelo através da Léria, Associação Cultural.

       Aí, o seu trabalho, entre outras coisas que aqui não dizem respeito, era ensinar Gaita de Fole à população do concelho de Miranda do Douro, dinamizando, promovendo e revitalizando o mesmo instrumento que, devido ao êxodo rural e à globalização, estava "envelhecido" e prestes a desaparecer.

       Pode-se dizer que o seu trabalho foi bem sucedido: conseguiu ensinar Gaita a mais de 50 pessoas e neste momento, já não é difícil ouvir o som da Gaita de Fole no Planalto Mirandês.



       ​Dois anos se passaram em Miranda, até que decidiu investir na sua formação como músico e único sítio onde podia estudar música tradicional portuguesa, por mais incrível que pareça, era na Suécia.

       De mala na mão e instrumentos às costas, em Setembro de 2011 mudou-se para a Suécia. Mas não foi sozinho! Com ele foi a sua colega de banda, companheira de sonhos, amor da sua vida, Carmina Repas Gonçalves.

       Juntos foram estudar musica folk para Sjöviks Folkhögskola a convite do Português Sérgio Crisóstomo (Stockholm Lisboa Project), professor de violino na mesma escola.

       Sem dúvida que a estadia nesta escola foi perfeita para o desenvolvimento técnico no instrumento.



       Entretanto, nesse mesmo ano, foi convidado para tocar num espectáculo de teatro com o nome de "Cântico dos Cânticos" da companhia Teatro Ensaio com a co-produção do Teatro Nacional S. João, encenada por Pedro Estorninho e com a direcção musical de Carmina Repas Gonçalves. 

       Na parte musical estava Antony Fernandes, gaitas e flautas, Carmina Repas Gonçalves, viola da gamba e voz e Rui Silva, percussão histórica.

       Desse espectáculo surgiu o projecto "ANTÍLIA" que está em desenvolvimento mas que irá "dar cartas" no início do próximo ano.



       Neste momento encontra-se em Estocolmo a preparar a sua candidatura para a Universidade de Musica de Estocolmo (KMH).

       Podem encontra-lo, num dia solarengo, a dar vida com a sua gaita de fole, às ruas da cidade.

bottom of page